sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Os dias sozinha... com o pequeno... E ponto!

Bom, teoricamente, era para eu voltar ao trabalho essa semana, fim da minha licença-maternidade. Era para o Paco ir para casa dos avós, quase que todos os dias. Era para eu começar a introduzir uma sopinha de legumes que a pediatra me passou para as horas sem leite materno. Era para um monte de coisa tá diferente... Mas não!

Essa semana não voltei a trabalhar, pois o programa em que estava inserida passou por uma reformulação, e por reformulação lê-se: diminuição de equipes, pessoas sendo dispensadas, menos lugar para intervir, etc etc etc. Agora, preciso mendigar uns trabalhos para serem feitos em casa... Aliás, quem estiver precisando de tradução/versão Inglês-Português, revisão de Português e adaptação de artigo para ABNT, estamos aí! ;]

Enfim, por essas e outras, me encontro sozinha com meu filho por muitos momentos e dias da semana. Minha mãe me ajuda dois dias da semana (isso oficialmente, oficiosamente chega a 4, entre finais de semana), dias esses em que foco na tentativa de começar um estudo. Necessário para ver se dou uma mudada por aqui nas coisas e consigo um trampo melhor.

No entanto, pouco consigo fazer pela casa e por mim... Isso gera uma certa angústia! Mesmo se passando 4 meses, ainda não sei direito como fazer um cotidiano que funcione. É estranho! Não consigo de fato desviar minha atenção do pequeno para dividir com outras coisas quando estou sozinha. Ainda preciso de gente para funcionar melhor - ou funcionar e ponto!

Claro que não dá para apressar nada. Disso eu sei! Minha mãe desde o começo me fala que isso não cabe, tudo tem seu tempo. Sei também que tudo é processo (inclusive, tenho uma amigona minha que sempre me sacaneia, porque tudo para mim é processo, tudo mesmo!). É meio solitário, às vezes (muitas vezes, para ser sincera). E engraçado, pois tenho uma constante companhia, mas que não é uma companhia em si. É difícil definir... É filho e ponto! Alguém que precisa de cuidado e atenção... E ponto!

Não adianta, só consigo começar e terminar uma tarefa quando ele dorme ou quando mais alguém está comigo. Para você ver, comecei a escrever essa postagem na quarta e só tô acabando agora! (Vamos fingir que comecei a escrever a postagem a tempo de publicar no dia certo, tá?!) Quase três dias inteiros para postar... E olha que nem é uma postagem assim, de grande profundidade. Quer dizer, isso eu não sei.

Faz três semanas que não milito de verdade, que tô começando a estudar - mas que não tá passando de muita preparação para pouca ação -, que tento fazer um dia-a-dia de arrumação da casa... É pesado pensar isso tudo! Não que eu faça isso tudo sozinha, mas é mais pesado para mim, não adianta. Como eu tenho dito, as pessoas subestimam o que é dar de mamar de hora e meia em hora e meia. É uma exigência fisiológica, é um cansaço que dá de fato! É perda calórica!  Sem falar que acorda-se todo dia no meio do sono! O corpo sente... A mente sente... Tudo sente!


E as exigências não acabam... As que tu faz para si mesma, então! Essas, nem se fala! Oh, céus, porque eu penso?! Porque eu simplesmente não curto?! Por que não dá... É isso e ponto!

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Julinha, acredito que seja isso mesmo e que vc está no caminho certo.
    Rotina é uma coisa muito boa, principalmente quando vc tem um bebê. Aprendi isso com xs pequenxs... e olha que só estou com elxs 1 dia por semana.
    Dá uma lida no Vida Organizada. Já aprendi bastante coisas sobre como organizar rotina ( embora a implementação esteja mais devagar do que eu planejei ;{ , fuén! ).
    Tem umas propostas legais, principalmente quanto à organização de casa e rotina com crianças.
    Vale a lida!
    Bjbj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou dar uma lida sim! Tudo para ajudar na rotina da vida nova com o pequeno! (tem potencial de virar um post de crítica literária!!!)

      Excluir
  3. Julia, que bom que você tem alguém para lhe ajudar, sério! Minha situação por aqui é bem mais complexa. Não tenho mais mãe, meu pai é um desajeitado e minha sogra realiza mil tarefas por dia e ainda cuida dos pais que são vivos! Me deparei com um cenário totalmente novo e desconhecido, e sozinha! Tudo cansa e é exaustivo sim, eu quase pifei no segundo mês, pois não havia conseguido dormir mais do que 1 hora consecutiva. É brabo! É perda de muita coisa, mas um ganho inexplicável em nossas vidas :) Já comecei a introdução das papinhas (coisa que não queria antes dos 6 meses) mas com o fim da licença se aproximando, não vi outra escolha. Agora é fase das doenças de creche, pois não tendo com quem deixar a marina e ela já começou a adaptação. Já pegou duas doenças (sim, em duas semanas apenas). Enfim, ser mãe é isso e ninguém nos preparou para exercer a função, que é exaustivamente deliciosa ♥ Boa sorte! Bj, Julia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julia, o que acha de contar sua experiência como convidada de postagem no meu blog? Acho que seria o máximo, principalmente falando dessa sua fase de adaptação da sua filhota na creche... =]

      Excluir